COBEM

Apresentação

A Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) promoverá, no período de 19 a 22 de outubro 2013, o 51º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA (COBEM).

A educação médica no Brasil tem sido norteada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. As escolas médicas têm transformado seus currículos, buscando novos cenários de ensino-aprendizagem, construindo seus conteúdos de acordo com as necessidades de saúde da comunidade, buscando métodos ativos de aprendizagem e a formação de um médico generalista, ético, crítico, reflexivo e humanista. Neste contexto as escolas médicas mudaram ou estão em processo de mudança. Assim como elas, docentes e estudantes também vêm mudando sua percepção e sendo protagonistas destas mudanças. Temos hoje um novo cenário de ensino que exige uma docência profissionalizada, que consiga formar um médico competente e cidadão, como apontam as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Neste sentido, a Associação Brasileira de Educação Médica tem papel agregador e indutor desse processo de transformação, porque acredita que transformando o ensino, formará melhores médicos e contribuirá para a melhoria da saúde da população. Através dos seus encontros e congressos a ABEM promove trocas de experiências, desenvolvimento docente e discussão dos principais temas ligados à saúde e à educação no Brasil.

O momento histórico atual é de vivenciar, avaliar e aprimorar as mudanças no ensino e seu impacto dentro e fora das escolas médicas. Neste sentido o COBEM 2013 discutirá os aspectos atuais e o futuro da educação médica na graduação e pós-graduação, discutindo a profissionalização docente, o impacto das Diretrizes Curriculares Nacionais nas escolas e na comunidade, ensino na atenção básica e a mudança de cenários de aprendizado, além de métodos de ensino mediados por tecnologia, o papel social do estudante dentro da extensão universitária, a humanização na assistência e no ensino, o suporte ao estudante, a importância da iniciação científica na graduação e da pesquisa na educação na saúde.

A expectativa para o COBEM 2013 é de um evento de expressiva participação havendo previsão para a presença de 3.000 congressistas.

As atividades a serem desenvolvidas no COBEM, estarão relacionadas aos objetivos da ABEM:

Público-Alvo

O público-alvo é composto por diretores de escolas médicas, coordenadores de cursos de medicina, docentes, discentes, profissionais da rede de serviços de saúde, especialistas e pesquisadores da área com destaque nacional e internacional. O evento contará também com a presença de autoridades representativas do Governo Federal, Governos Estadual e Municipal, Secretarias de Estado de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde. Além de dirigentes de Hospitais de Ensino, representantes das Entidades Médicas, representantes do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), de associações de docentes e profissionais das diversas áreas da saúde.

Temática

O tema central “DESAFIOS NA EDUCAÇÃO MÉDICA: NECESSIDADES SOCIAIS E AVANÇOS TECNOLÓGICOS” do COBEM 2013 foi escolhido, conforme os anseios do público participante das atividades da ABEM.

Os temas abordados em conferências, fóruns, simpósios e oficinas serão os seguintes:

© Copyright 2013 - 51º Congresso Brasileiro de Educação Médica Adaltech Sistema para Eventos
X Os certificados, de participação no evento e trabalhos (oral e pôster), estão disponíveis na área reservada, clique aqui para acessar.