Trabalhos Aceitos



  


Normas para envio de Resumos de Trabalhos

Submeter Trabalho

Para enviar um resumo, o congressista terá que entrar na página do 51º COBEM (www.cobem2013.org.br) e cadastrar-se.

As inscrições dos resumos serão feitas exclusivamente por via online.

• Submissões enviadas via fax, correio ou e-mail não serão aceitas, ou seja, não será acatada nenhuma outra forma de envio.

Serão aceitos resumos com foco em Educação Médica em duas categorias:
- Trabalhos científicos originais
- Relatos de experiências

Datas importantes:
- Prazo final para envio de trabalhos: 30 de julho de 2013
Data de divulgação dos resumos selecionados para apresentação no COBEM: 10 de setembro de 2013 (Terça)

Todos os resumos de trabalhos científicos ou relatos de experiências aceitos para apresentação no 51º COBEM serão publicados em suplemento especial digital da Revista Brasileira de Educação Médica.

A aceitação dos resumos estará condicionada à avaliação por parte da Comissão de Trabalhos e Prêmios e de uma Comissão de Revisores. Cada resumo será analisado por dois revisores. Os revisores emitirão pareceres individuais quanto à "recomendação" ou "não recomendação" do resumo. Em caso de empate, o resumo será enviado a um terceiro revisor, sendo considerada, para fins de decisão final, a avaliação da maioria dos revisores.

A Comissão de Trabalhos e Prêmios selecionará os resumos de trabalhos científicos e relatos de experiências que deverão ser apresentados sob a forma de Comunicação Oral ou de Pôster, nas sessões de temas livres, durante o Congresso. Os autores serão informados sobre o tipo, data, hora e local da apresentação, com antecedência mínima de 30 dias do evento.

A apresentação de trabalho aprovado no Congresso estará condicionada ao pagamento da taxa de inscrição por pelo menos um dos autores do trabalho e, por outro lado, trabalhos distintos com uma só inscrição paga não serão aceitos, devendo outro autor inscrever-se no Congresso e pagar a inscrição.

Obrigatoriamente, o resumo deverá respeitar os limites estabelecidos pelo sistema de submissão online. Para as duas categorias (trabalhos científicos originais e relatos de experiências), o resumo deverá ter até 300 palavras, ser estruturado e conter os seguintes tópicos considerados obrigatórios:

Trabalho Científico Original: Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusões;
Relato de Experiência: Introdução, Objetivos, Relato de Experiência, Resultados e Conclusões.

Para incluir mais autores no resumo são necessários o nome completo, e-mail e instituição dos mesmos. Resumos que não obedeçam a esse formato serão automaticamente “não recomendados”, na avaliação realizada pela Comissão de Revisores.

Os relatos de experiências devem mostrar reflexão sobre a prática, e são importantes elementos da produção do conhecimento, podendo apontar caminhos para estudos sistemáticos, de caráter exploratório ou não. Para fins de apresentação/publicação, tais relatos devem ter caráter não apenas descritivo, mas também reflexivo, portanto não serão aceitos trabalhos somente descritivos sem análise crítica ou reflexão. É imprescindível anexar ao relato de experiência Carta da Instituição de Ensino Superior (fonte do relato) autorizando a apresentação do referido relato. É interessante, sempre que pertinente, apontar, além dos aspectos bem sucedidos da iniciativa, aqueles componentes que não funcionaram conforme o previsto. Devem demonstrar capacidade analítica do(s) autor (es), ou seja, estabelecerem as evidentes conexões com algum marco teórico que orienta o debate acadêmico e político-institucional no campo da formação em saúde (exemplo: diretrizes curriculares, entre outros).

Cada resumo deverá estar relacionado a um dos temas da lista abaixo, sendo esse o critério utilizado para composição das sessões de discussão de temas livres. A Comissão de Trabalhos e Prêmios poderá modificar a área temática de um determinado resumo, de forma a melhor adequá-lo às sessões de temas livres planejadas.

As Áreas Temáticas para envio dos trabalhos do 51º COBEM são as seguintes:

1. Currículo e metodologias de ensino
2. Cenários de prática e integração à rede de serviços de saúde
3. Internato
4. Residência médica e residência multiprofissional
5. Gestão, formação de lideranças e compromisso social da escola médica
6. Profissionalização e capacitação do docente – educação permanente
7. Avaliação do curso e da escola médica
8. Avaliação de estudantes nos processos de ensino-aprendizagem
9. Metodologia da pesquisa em educação médica
10. Apoio psicopedagógico ao estudante, tutoria e mentoring
11. Pós-graduação lato e stricto sensu em educação médica
12. Humanização e ética
13. Educação a distância, Tecnologia de informação e Comunicação em saúde
14. Extensão universitária
15. Hospitais de ensino
16. Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, atividades multiprofissionais e intersetorialidade.
17. PET-Saúde e Pró-Saúde

Cada autor só poderá ser primeiro autor de, no máximo, dois trabalhos.

Não há limite na quantidade de autores mas recomenda-se um limite de 5 a 6 autores, já que mais do que isso fica difícil a colaboração efetiva de todos no trabalho.

É fortemente desencorajada a submissão de vários resumos correspondentes a um único trabalho científico. Serão rejeitados, nesta categoria, os resumos que não demonstrem ser de um trabalho realizado, ou seja, que não apresentem resultados de pesquisa ou de uma determinada experiência.

Resumos redigidos em desacordo com as normas serão automaticamente desconsiderados na avaliação.
• Será de inteira responsabilidade do autor que submeter o resumo o fazer de forma correta. Qualquer erro de ortografia, gramática ou nomenclatura científica no resumo será reproduzido como foi digitalizado pelo autor.

• Não serão aceitos resumos de Revisão Narrativa ou Bibliográfica.
» Palavras-chave: utilizar até cinco (5), de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (www.bvs.br)
» Não informar referências bibliográficas.

Os textos poderão ser enviados em português ou inglês ou espanhol;

Para a confirmação de envio, o sistema solicitará informações sobre a aprovação do estudo por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), exceto para Relatos de Experiência e, de que todos os autores/coautores estão cientes e concordam com submissão no formato apresentado.



Especificações do pôster:

• Formato final do pôster: 0.9m (largura) x 1.2m (altura)
• Material impresso: lona vinílica
• Acabamento: Bastão de madeira e corda de nylon

© Copyright 2013 - 51º Congresso Brasileiro de Educação Médica Adaltech Sistema para Eventos
X Os certificados, de participação no evento e trabalhos (oral e pôster), estão disponíveis na área reservada, clique aqui para acessar.