Atividades Pré-Congresso

Comissão Científica do COBEM 2015 tem o prazer de convidar a todos para as Atividades Pré Congresso, que serão realizadas no dia 07 de novembro, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Nesta data também serão desenvolvidas atividades na modalidade oficina relacionadas aos PROJETOS ABEM, a saber:

• Projeto Preceptores: Desenvolvimento de Competências Pedagógicas para Prática de Preceptoria na Residência Médica (1)
• SAEME: Sistema de Avaliação e Acreditação dos Cursos de Medicina no Brasil (2)
• Avaliação do Estudante: Contribuição do teste de progresso (3)
• CAES/ABEM: Avaliação Institucional: avaliação e acompanhamento das mudanças nos cursos de graduação da área da saúde
• O ensino de urgência e emergência nos cursos de graduação de medicina: situação atual e recomendações para a matriz curricular
• Internato Médico: Diretrizes Nacionais da ABEM para o internato no curso de graduação em medicina, de acordo com as DCN

De maneira inovadora, a Comissão Científica do COBEM 2015 lançou edital para submissão de Oficinas com o intuito de oportunizar uma ampla participação na construção do evento. Recebemos um número expressivo de propostas, evidenciando expressivo movimento de inovação na formação médica no país.

As inscrições prévias para as Oficinas Pré COBEM foram encerradas em 13 de outubro, porém inscrições locais poderão ser feitas no dia 07 de novembro a partir das 8h, na FCM, desde que haja disponibilidade.

Endereço: Av. 28 de setembro, 77 – Vila Isabel – 2º andar do Prédio da Faculdade de Ciências Médicas.

Como nas edições anteriores do COBEM, teremos o Fórum de Diretores e Coordenadores de Curso que vai ocorrer na Capela Ecumênica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Não percam esta oportunidade de compartilhar experiências e aprender fazendo!

(1)  A oficina ocorrerá no dia 6 de novembro de 2015, no salão de eventos do Hotel oficial do COBEM – Vila Galé – das 13 às 20 horas, somente para os membros do NDE do Projeto Preceptoria com o objetivo de realizar uma avaliação final.
(2)  A oficina será realizada dentro das atividades do COBEM.
(3)  A oficina ocorrerá no dia 7 de novembro somente para os coordenadores dos consórcios que participaram do Teste de Progresso Nacional com objetivo de realizar avaliação desta nova etapa.

 07/11/2015 – Sábado

A partir das 8h CREDENCIAMENTO
9h às 13h Oficinas Pré-Congresso + Oficinas dos Projetos ABEM
13h às 14:30h ALMOÇO
14:30h às 18:30h Oficinas Pré-Congresso + Oficinas dos Projetos ABEM
Fórum de Diretores e Coordenadores de Curso
18:30h às 19h ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA
19h às 21h CERIMÔNIA DE ABERTURA
OFICINA COORDENADOR DURAÇÃO – (horas) TURNO OBSERVAÇÕES PÚBLICO-ALVO
1 Utilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem (MOODLE) em Educação Médica na produção e avaliação de portfólios Paola Frassinetti T.F. da Costa – UFC 8 Manhã e Tarde OFICINA CANCELADA Docentes
2 Avaliação centrada no raciocínio clínico Júlio Cesar Soares Aragão – UNIFOA 4 Tarde Docentes
3 Aprender juntos para trabalhar juntos e melhor: como criar oportunidades de educação interprofissional (EIP) Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani – USP 4 Manhã Docentes, Discentes e Profissionais de Serviço
4 Na Prática: como Mentores podem cuidar do Estudante de Medicina Patrícia Lacerda Bellodi – USP 4 Manhã Docentes, Discentes e Profissionais de Educação
5 Workshop de Prática Clínica Baseada em Evidências Fábio Antônio Abrantes Tuche – UERJ 4 Manhã Discentes e Profissionais de Saúde
6 Experiências Inovadoras de Articulação entre o Ensino na Graduação e os Serviços de Saúde Marcelo José Monteiro Ferreira – UFC 4 Manhã OFICINA CANCELADA  Docentes, Discentes e Profissionais de Saúde
7 Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino- Saúde (COAPES) MS / ABEM 8 Manhã e Tarde Oficina transferida para o dia 09/11 das 16:15h às 18:15h, sala Grumari, Centro de Convenções SulAmérica  Docentes, Discentes e Profissionais de Saúde
8 Coaching para a carreira médica – vamos falar sobre objetivos, recursos e planos? Arthur Hirschfeld Danila – USP 4 Tarde Discentes e Residentes
9 Ensinando Comunicação Clínica para o estudante de Medicina, através da Dramatização Valéria Ferreira Romano – UFRJ 4 Manhã Docentes, Discentes e Preceptores
10 Atividades interprofissionais aprendizado constante: como estruturar, como intervir, como avaliar. Edson Arpini Miguel 4 Manhã Docentes, Discentes e Preceptores
11 Metodologias Ativas – Simulação com Pacientes Padronizados para o ensino de Empatia Marco Antônio de Carvalho Filho – UNICAMP 4 Manhã Docentes e Discentes
12 Habilidades em comunicação – atividade teórico-prática (Role Play). Marcos Vinícius Ambrosini Mendonça – UFRGS 4 Tarde Docentes, Discentes, Preceptores e Residentes
13 Ensino à Distância – Gerência de conhecimentos e aumento de participação no “mundo real” Tiago de Araújo G. Grangeia – UNICAMP 4 Tarde Docentes, Residentes, Discentes e Preceptores
14 Feedback em ambientes clínicos e tutoriais: aprimorando o desempenho de docentes e discentes Rafael Batista de Oliveira – FPS 4 Tarde  OFICINA CANCELADA Docentes, Residentes, Discentes e Preceptores
15 O jogo dramático como estratégia para desenvolvimento de habilidades clinicas e de comunicação no ensino médico Mônica Cola C. B. Côrrea – UVV 4 Tarde Docentes, Discentes e Profissionais de Saúde
16 Telemedicina: da etiqueta a pesquisa em educação médica José Diniz Junior – UFRN 4 Manhã É necessário que o participante traga seu notebook Docentes e Discentes
17 Comunicação de Más Notícias Jocileide Sales Campos – UNICHRISTUS 4 Manhã Docentes e Discentes
18 O uso da fotografia como tecnologia de promoção da saúde Cristiane Barelli – UPF 8 Manhã e Tarde É necessário trazer câmera digital ou celular com este recurso Docentes, Discentes e Profissionais da Saúde
19 Roda de diálogo: desenvolvendo a empatia e a solidariedade Viviane Manso Castello Branco – FTESM 4 Tarde Docentes, Discentes e Preceptores
20 Produção de audiovisual na inovação em educação médica Adriana Cavalcanti de Aguiar – FIOCRUZ / UERJ 8 Manhã e Tarde Docentes, Discentes, Residentes e Preceptores
21 A utilização da entrevista McGill MINI narrativa do adoecimento no desenvolvimento da competência narrativa de profissionais e estudantes de medicina Hélio Antônio Rocha 4 Manhã Docentes, Discentes, Residentes e Preceptores
22 Avaliação de competências através do OSCE Gustavo Antônio Raimondi – UFU 4 Tarde Docentes, Discentes, Residentes e Preceptores
23 Habilidades de comunicação: compartilhando experiências e planejando o ensino na formação de profissionais de saúde Suely Grosseman- UFSC 8 Manhã e Tarde Docentes, Discentes e Profissionais de Saúde
24 Ensino a distância como ferramenta e suas potencialidades no desenvolvimento da educação permanente em saúde: experiências no Provab 2015 Andrea Augusta – UERJ 4 Manhã  OFICINA CANCELADA Discentes, Residentes e Profissionais de Saúde
25 Ensino de graduação e residência médica no contexto do Programa mais Médicos Ricardo Donato Rodrigues – UERJ 4 Tarde Docentes, Discentes, Residentes e Preceptores
26 Capacitação para professores mentores: o desafio de formar docentes para a atividade de mentoring Renato Diniz Silveira – PUC Minas 4 Manhã Docentes
27 Cuidar de si com técnicas expressivas para profissionais da área de saúde – qualidade de vida e capacitação ao cuidado integral Denise Vianna – UFF 8 Manhã e Tarde   OFICINA CANCELADA Docentes, Discentes, Residentes e Preceptores
28 O plano de ensino como ferramenta para construção de competências cognitivas, atitudinais e procedimentais Jaqueline Marques Lara Barata –FELUMA 4 Manhã Docentes
29 Aprendizagem baseada em equipe Pedro Herbert Casimiro Onofre – MULTIVIX 4 Manhã Docentes
30 O ensino da saúde coletiva no curso médico a partir das DCN de 2014 Ivani Bursztyn – UFRJ 4 Tarde Docentes da área de Saúde Coletiva
31 O que magoa, maltrata, adoece e mata Regina Gonçalves de Moura – UERJ 4 Tarde Discentes e Profissionais de Saúde
32 Grupo focal na prática de ensino e pesquisa Glaucia de Oliveira Moreira – Santa Casa de Porto Alegre 4 Tarde Docentes e Discentes
33 Utilização do mini-cex e do feedback efetivo para avaliação prática Ieda Aleluia – EBMSP 4 Tarde Docentes e Preceptores
34 Como construir competências humanísticas em cursos da área da saúde com uso de TBL? Marta Silva Menezes – EBMSP 4 Manhã Docentes, Discentes e Pedagogos
35 A comunicação não verbal: um instrumento importante para a relação em saúde Ana Laura Schliemann – PUC São Paulo 4 Manhã Docentes, Discentes, Residentes e Preceptores
36 Os princípios da palhaçaria na formação do profisisonal de saúde – roda gigante no curso – desenvolvimento de competência pedagógica para a prática da preceptoria Cristiana da Silveira Brasil e Fernandes 4 Tarde Docentes, Discentes e Profissionais de Saúde
37 Projetos da Atenção Básica para Apoio ao Programa Mais Médicos (DAB) 8 Manhã e Tarde Oficina transferida para o dia 09/11 das 10:45h às 12:30h, sala Grumari, Centro de Convenções SulAmérica  Todos
38 Avaliação Institucional: avaliação e acompanhamento das mudanças nos cursos de graduação da área da saúde – CAES/ABEM Jadete Barbosa Lampert 8 Manhã e Tarde Todos
39 O ensino de urgência e emergência nos cursos de graduação de medicina: situação atual e recomendações para a matriz curricular Gustavo Pereira Fraga
Gerson Alves Pereira Jr
8 Manhã e Tarde Todos
40 “Internato Médico” – Diretrizes Nacionais da ABEM para o internato no curso de graduação em medicina, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Maurício Braz Zanolli
Dione Tavares Maciel
8 Manhã e Tarde Todos