Trabalhos

RESULTADO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS (CLIQUE AQUI)

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

Para enviar um resumo, o primeiro passo é estar de acordo com as regras de submissão de trabalhos.
Posterior a leitura das regras, o usuário deverá realizar o cadastro no sistema de submissão trabalhos do 53º COBEM.

As inscrições dos resumos serão feitas exclusivamente por via online, através do link presente no final desta sessão. Não serão aceitas submissões enviadas via fax, correio, e-mail ou qualquer outro meio.

Os resumos deverão versar sobre os temas listados abaixo:

1. Currículo e metodologias de ensino
2. Cenários de prática e integração à rede de serviços de saúde
3. Internato
4. Residência médica e residência multiprofissional
5. Gestão, formação de lideranças e compromisso social da escola médica
6. Profissionalização e capacitação do docente – educação permanente
7. Avaliação do curso e da escola médica
8. Avaliação de estudantes nos processos de ensino-aprendizagem
9. Metodologia da pesquisa em educação médica
10. Apoio psicopedagógico ao estudante, tutoria e mentoring
11. Pós-graduação lato e stricto sensu em educação médica
12. Humanização e ética
13. Educação a distância, Tecnologia de informação e Comunicação em saúde
14. Extensão universitária
15. Hospitais de ensino
16. Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, atividades multiprofissionais e intersetorialidade.
17. PET-Saúde e Pró-Saúde

Os Trabalhos Científicos deverão ter sido aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e, portanto, a carta de aprovação do CEP deverá ser anexada, exceto para a categoria Relato de Experiência.

Para a categoria Relato de Experiência haverá a necessidade de declaração de anuência da instituição do relato, onde a experiência foi desenvolvida.

Período para submissão de resumos: 10 de Junho a 25 de Agosto de 2015
Divulgação dos Resultados: 30 de Setembro de 2015

A aceitação dos resumos estará condicionada à avaliação por parte da Comissão de Temas Livres e de uma Comissão de Revisores. Cada resumo será analisado por dois avaliadores. Os avaliadores emitirão pareceres individuais quanto à “recomendação” ou “não recomendação” do resumo. Em caso de empate, o resumo será enviado a um revisor, sendo considerada, para fins de decisão final, a avaliação da maioria dos avaliadores.

No ato da submissão do resumo será necessário o nome completo de todos os autores, totalizando até 6 autores. Não será permitida a inclusão de outros autores após a submissão do resumo.

A Comissão de Temas Livres selecionará os resumos de trabalhos científicos e relatos de experiência que deverão ser apresentados sob a forma de Comunicação Oral ou de Pôster, durante o Congresso. Os autores serão informados sobre a modalidade de apresentação, data, hora e local, com antecedência mínima de 30 dias do evento.

A apresentação de trabalho aprovado no Congresso estará condicionada ao pagamento da taxa de inscrição ao menos pelo autor apresentador.

Obrigatoriamente, o resumo deverá respeitar os limites estabelecidos pelo sistema de submissão online. Para as duas categorias (Trabalhos Científicos e Relatos de Experiências), o resumo deverá ter até 300 palavras, ser estruturado e conter os seguintes tópicos considerados obrigatórios:

Trabalho Científico:
1. Introdução;
2. Objetivos;
3. Métodos;
4. Resultados;
5. Conclusões.

Relato de Experiência:
1. Introdução
2. Objetivos
3. Relato de Experiência
4. Resultados
5. Conclusões

Os Relatos de Experiências devem mostrar reflexão sobre a prática, portanto, não serão aceitos relatos somente descritivos sem análise crítica ou reflexão. É interessante, sempre que pertinente, apontar, além dos aspectos bem sucedidos da iniciativa, aqueles componentes que não funcionaram conforme o previsto. Devem demonstrar capacidade analítica do(s) autor(es), ou seja, estabelecerem as evidentes conexões com algum marco teórico que orienta o debate acadêmico e político-institucional no campo da formação em saúde (exemplo: diretrizes curriculares, entre outros).

Cada autor só poderá ser primeiro autor de, no máximo, dois trabalhos.Também só poderá ser apresentador de, no máximo, dois trabalhos.

O limite é de 6 autores no trabalho e com ao menos um dos autores docente/preceptor.

É fortemente desencorajada a submissão de vários resumos correspondentes a um único trabalho científico. Serão rejeitados, nesta categoria, os resumos que não demonstrem ser de um trabalho realizado, ou seja, que não apresentem resultados de pesquisa ou de uma determinada experiência.

Resumos redigidos em desacordo com as normas serão automaticamente desconsiderados na avaliação.

Será de inteira responsabilidade do autor que submeter o resumo o fazer de forma correta. Qualquer erro de ortografia, gramática ou nomenclatura científica no resumo será reproduzido conforme enviado pelo autor.

Não serão aceitos resumos de Revisão Bibliográfica Narrativa.

Palavras-chave: utilizar até cinco, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde www.bvs.br

Não informar referências bibliográficas.